Expo 2020 Dubai: Uma janela aberta ao mundo pós-COVID
«Em tempos de grandes desafios, as nossas sociedades devem fazer frente comum, não só para os superar, mas também para se reforçarem e cooperarem de forma mais eficaz. A Expo 2020 Dubai é uma oportunidade muito visível para sublinhar o empenhamento da UE na cooperação internacional e no multilateralismo como resposta aos desafios mundiais, bem como para construir um entendimento comum sobre a forma de fazer face a esses desafios», afirmou o alto representante/vice-presidente da UE Josep Borrell, que chegará hoje aos EAU no âmbito da sua visita aos países do Golfo.
Na primeira Exposição Mundial a realizar na região do Médio Oriente, África e Ásia do Sul desde a sua criação, em 1851, participarão192 países, um número recorde. Sob o tema «Ligar mentes, construir o futuro», centenas de eventos terão lugar a partir de hoje até 31 de março de 2022 e irão configurar aquilo que os organizadores definiram como «um expositor mundial das realizações humanas».
https://twitter.com/eu_eeas/status/1443848157897523201
O «Dia em honra da União Europeia», em 23 de outubro, será a ocasião para celebrar a presença da UE e dos seus Estados-Membros na Expo 2020 Dubai, através de atividades culturais organizadas com jovens artistas e profissionais da cultura da Europa e do resto do mundo, a fim de promover a diversidade e o diálogo intercultural.
A UE utilizará igualmente a plataforma da EXPO para reforçar o seu diálogo bilateral com os EAU, país anfitrião da Expo 2020 Dubai. «A UE está empenhada em apoiar os esforços de transformação nacional e de diversificação económica dos EAU, em consonância com o nosso acordo de cooperação bilateral. Aguardo com expectativa a oportunidade de debater em pormenor estas questões com os nossos parceiros dos EAU, onde me deslocarei ainda esta semana», acrescentou o alto representante Josep Borrell.
A UE na EXPO2020: liderar a via para um mundo melhor, mais ecológico, mais digital e mais resiliente
As atividades promovidas pela UE e pelos seus Estados-Membros centrar-se-ão em cinco domínios temáticos fundamentais para construir um mundo melhor: a sustentabilidade e a ecologia; a alimentação e a agricultura; a inovação e a digitalização; a inclusividade e a igualdade e a cooperação entre empresas e comercial.
«Quer proteger zonas como Palm Jumeirah contra a subida do nível do mar? Então temos de tomar medidas imediatas para pôr termo ao aquecimento global». É com este tipo de exemplos locais concretos que a UE sensibilizará as opiniões para a urgência da luta contra as alterações climáticas e que apresentará ao mundo, no âmbito de uma série de eventos, o Pacto Ecológico Europeu, o seu ambicioso plano de tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. A UE apresentará igualmente o seu plano de recuperação NextGenerationEU como um exemplo mundial do modo como podemos sair mais fortes da pandemia, transformando simultaneamente as nossas economias e criando oportunidades e postos de trabalho.
Através de uma série de eventos sobre inovação e digitalização, a UE oferecerá ao público uma visão de um «mundo digital em que os dados pessoais são protegidos, a educação eletrónica é acessível a todos e em que cada agregado familiar tem acesso à banda larga 5G», uma realidade prevista no «Guião para a Década Digital», que visa transformar a Europa numa economia totalmente digital até 2030. Promover sociedades igualitárias e inclusivas em benefício de todos será outro dos temas centrais da presença da UE na EXPO2020, com uma série de eventos sobre o empoderamento das mulheres e a questão do empreendedorismo feminino, em especial no setor tecnológico.
* * *
A equipa da UE na Expo 2020 será dirigida por Andrea Matteo Fontana, embaixador da UE junto dos EAU e comissário geral da UE na Expo2020, e por Pietro De Matteis na qualidade de comissário-geral adjunto.