Canadá # UnitedInDistance: Arco-íris da esperança chega ao Quebeque

Gabriella Cucinelli39 anosEsperança no QuebequeAjudar as organizações sem fins lucrativos (OSFL)Canadá
Gabriella Cucinelli, uma educadora de infância que vive na cidade de Quebeque, queria partilhar uma mensagem de esperança com a sua província. Inspirada pelo seu país de origem, a Itália, Gabriella decidiu trazer o símbolo do arco-íris da Europa para o Canadá, combinando esta iniciativa com a ajuda às organizações sem fins lucrativos (OSFL).
Quando a Itália entrou em confinamento devido ao COVID-19, Gabriella sentiu-se invadida por uma sensação de desespero. Havia imigrado para a cidade do Quebeque há oito anos, mas a sua família, incluindo a mãe idosa, ainda vive no sul de Itália. À medida que o número de casos detetados no Quebeque começou lentamente a aumentar, Gabriella apercebeu-se de que a situação se viria rapidamente a tornar idêntica à da Itália.
Ao ver notícias de Itália que mostravam cartazes ostentando a imagem de um arco-íris e a menção «andrà tutto bene», que se traduz por «vai ficar tudo bem», Gabriella sentiu-se imediatamente mais calma. Foi nesse momento que teve a ideia de contactar o Progetto Infanzia, o grupo italiano que está por detrás da ideia dos cartazes, e pedir-lhes autorização para traduzir o slogan para francês e para o utilizar no Quebeque. A reação foi positiva e, a partir daí, o «ça va bien aller» disparou em flecha.
«Não quero que pensem que fui eu que criei a mensagem», afirmou Gabriella. «Apenas quis trazer o arco-íris para o Quebeque.»
Gabriella achou que, para além de darem esperança a todos, os cartazes seriam também uma boa maneira de distrair as crianças confinadas e fazer baixar o seu nível de ansiedade.
Além disso, enquanto detentora dos direitos de utilização da combinação da imagem do arco-íris e da menção «ça va bien aller», Gabriella pode sugerir às empresas que desejem ostentar ambas, lado a lado, nas suas montras, que façam um donativo a uma OSFL. Gabriella tem vindo, ela própria, a transferir os donativos que recebe para La cantine pour tous(ligação externa), uma organização de segurança alimentar em Montreal.
Está impressionadíssima com as centenas de cartazes, dispositivos e mensagens com a imagem do arco-íris que se veem em toda a província. «É incrível que não só as pessoas mas também as instituições e as organizações estejam a utilizar o arco-íris. Imensos monumentos em cidades do Quebeque parecem ter explodido com as cores do arco-íris.»
Merci Gabriella por partilhares as cores da esperança com o resto do mundo! Estamos # UnitedInDistance
Fonte: