Declaração à imprensa da MOE UE Moçambique 2024 sobre o assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe
Declaração à imprensa
Maputo, 19 de Outubro 2024 - A Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE) em Moçambique, Laura Ballarín, apoia firmemente a declaração do Alto Representante da União Europeia Josep Borrell que condena o assassinato de Elvino Dias, conselheiro jurídico do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e do político da oposição Paulo Guambe.
“Numa democracia, não há lugar para assassinatos com motivações políticas”, afirmou Josep Borrell na sua declaração, acrescentando: “A UE apela à máxima contenção por parte de todos e ao respeito das liberdades fundamentais e dos direitos políticos. Além disso, são cruciais medidas fortes de proteção de todos os candidatos neste período pós-eleitoral”.
Laura Ballarín afirmou ainda que: “A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia apela às autoridades nacionais competentes para que investiguem rapidamente este acto hediondo, identifiquem os autores e os responsabilizem”.
A MOE da UE continua no país a avaliar o processo eleitoral em curso. A UE espera que os órgãos de gestão eleitoral conduzam o processo com toda a diligência e transparência necessárias, respeitando a vontade expressa pelo povo moçambicano.
***
Para mais informações, contactar com:
Alessandro Gori – Assessor de imprensa – MOE UE Moçambique 2024
Telemóvel: (+258) 86 668 9688 – email: [email protected]
Facebook, Instagram, X @moeueMozambique https://www.moeuemozambique2024.eu https://database.eueom.eu