A UE e a ONU Mulheres lado a lado pela igualdade de género e pelo empoderamento das mulheres
"Decorridos dez anos, a parceria estratégica UE-ONU Mulheres é mais importante do que nunca para promover a igualdade de género e os direitos das mulheres a todos os níveis, desde o nível local e regional até ao nível mundial. Face a crises internacionais inter-relacionadas, os nossos esforços para alcançar a igualdade de género são essenciais para um mundo pacífico e sustentável.”
- Diretora Executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous
"Qualquer forma de violência sexual é um crime hediondo. A UE colabora com os nossos parceiros a nível mundial para eliminar a violência sexual relacionada com conflitos, para colocar no centro das atenções as vítimas e as suas famílias e comunidades e para responsabilizar os autores dos crimes. E a ONU Mulheres é um parceiro extremamente importante para o efeito."
- Alto Representante da UE/Vice-Presidente da Comissão, Josep Borrell
“A UE está empenhada em liderar a luta pelo direito das mulheres e raparigas a sentirem-se seguras em todo o lado, a serem capacitadas através da educação e a participarem em todas as formas de vida pública. A ONU Mulheres é um parceiro fundamental nestes esforços. Desde a defesa da segurança e da igualdade das mulheres afegãs até à contribuição para o êxito da iniciativa conjunta Spotlight, a UE e a ONU Mulheres esforçam-se por, em conjunto, acelerar os progressos rumo a um mundo caracterizado pela igualdade de género, em conformidade com o Plano de Ação III em matéria de igualdade de género.”
-Comissária Europeia responsável pelas Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen
“Podemos impulsionar a mudança graças a esforços persistentes e coordenados com numerosas partes interessadas. Demonstrámos isso através do Fórum Geração da Igualdade, que proporciona uma plataforma harmonizada para a ação no domínio da igualdade de género em conjunto com organizações da sociedade civil, governos e parceiros internacionais, como a ONU Mulheres. A execução da Estratégia da UE para a Igualdade de Género e do Terceiro Plano de Ação da UE em Matéria de Igualdade de Género contribui para criar um mundo em que todas as mulheres e raparigas, em toda a sua diversidade, possam desenvolver-se, liderar e ser livres. Colocamos a igualdade no centro de todas as políticas e iniciativas da UE, nomeadamente no que respeita à transição ecológica e digital e procuramos garantir que os direitos das mulheres e a igualdade de género continuam a ser uma parte essencial da solução de qualquer crise.”
- Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli
A nossa colaboração fica igualmente demonstrada através da nossa participação no Fórum Geração da Igualdade, organizado pela ONU Mulheres e coorganizado pela França e pelo México em parceria com a sociedade civil e a juventude. A UE tem sido um apoiante e parceiro inestimável na condução da agenda e continua a dar o exemplo através do seu trabalho como colíder da Coligação de Ação contra a Violência Baseada no Género e do apelo à ação para a proteção contra a violência baseada no género em situações de emergência.
Um contributo fundamental para o Fórum Geração da Igualdade inclui o compromisso da UE de implementar o Terceiro Plano de Ação da UE em Matéria de Igualdade de Género, o ambicioso quadro político europeu em matéria de género na ação externa. Juntos, trabalhámos em mais de 90 países em todo o mundo para promover uma mudança transformadora. Colaborámos no sentido de viabilizar normas e padrões mundiais mais consistentes em matéria de igualdade de género, leis, políticas e instituições sensíveis às questões de género, o acesso a serviços dirigidos às vítimas de violência baseada no género e a elaboração e utilização de dados desagregados por sexo, bem como a participação política e a liderança das mulheres.
A iniciativa conjunta UE/ONU Spotlight, presente em 26 países e seis regiões diferentes e um dos maiores investimentos jamais feitos para eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e as raparigas, já apresenta resultados impressionantes.
O impacto da COVID-19 exacerbou as desigualdades de género, aumentando a violência contra as mulheres e as raparigas e atrasando os progressos em todas as esferas da vida, incluindo o emprego, a saúde e a educação.
Os progressos em direção a um mundo mais equitativo em termos de género não são lineares e há que permanecer vigilantes e empenhados em todo o mundo. Algumas das crises atuais, desde a Etiópia e o Iémen ao Afeganistão, passando pela guerra na Ucrânia, têm contribuído para inverter seriamente os progressos alcançados. Muitas vezes, as narrativas em torno da guerra e da crise continuam a não ter em conta as experiências das mulheres. Continuaremos a abordar as causas estruturais da desigualdade de género e da discriminação com base no género, nomeadamente através da participação ativa de homens e rapazes na luta contra as normas e estereótipos de género nocivos e negativos.
Continuaremos a trabalhar no contexto das prioridades críticas da União Europeia e do plano estratégico da ONU Mulheres, designadamente o reforço da liderança, da governação e da participação das mulheres na vida pública, a emancipação económica das mulheres, o fim da violência contra as mulheres e as raparigas, a paz e a segurança, a ação humanitária e a redução do risco de catástrofes, bem como as alterações climáticas e a digitalização, a inovação e a tecnologia.
Em 20 de maio de 2022, a UE e a ONU Mulheres reiteraram o seu empenho em prosseguir a aplicação do Memorando de Entendimento de 2012 e em assegurar uma abordagem inclusiva que permita aos parceiros e aliados que partilham as mesmas ideias trabalhar em conjunto em favor da plena igualdade e dos direitos das mulheres, nomeadamente com os Estados-Membros da UE e as agências da ONU. No mundo multipolar de hoje, a parceria UE-ONU e com a ONU Mulheres reveste-se de particular importância política.
Also published on www.unwomen.org