This isn't an official website of the European Union

O nosso planeta, a nossa saúde

No contexto de uma pandemia, um planeta poluído, cada vez mais doenças como o cancro, a asma e as doenças cardíacas, no Dia Mundial da Saúde de 2022, a atenção do mundo centra-se nas ações urgentes necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades centradas no bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 13 milhões de mortes por ano em todo o mundo se devem a causas ambientais evitáveis. Tal inclui a crise climática, que constitui a maior ameaça para a saúde pública que a humanidade enfrenta. A crise climática é também uma crise sanitária.

Abrir caminho a um tratado internacional sobre preparação e resposta a pandemias

Desde o início da pandemia de COVID-19, a UE destacou-se como líder mundial em termos de resposta à COVID-19. Cientistas europeus desenvolveram vacinas de ARNm e a UE exportou e doou massivamente doses para países terceiros, fornecendo um terço das doses de vacina utilizadas para vacinar cidadãos de todo o mundo.

Mas a resposta da UE à atual pandemia vai muito além da vacinação. A UE contribui para reforçar os sistemas de saúde de acordo com o conceito de «Uma Só Saúde» que inclui toda a sociedade e toda a administração pública. Mais do que nunca é importante continuar a investir na capacidade mundial de segurança sanitária para criar sistemas de saúde inclusivos, adaptáveis e resilientes. A UE apoia reformas importantes da nossa arquitetura de saúde mundial e baseadas numa OMS forte e financiada de forma sustentável.

O atual quadro multilateral em matéria de saúde mundial deixou de estar adequado à sua finalidade. É por esta razão que a UE, em estreita cooperação com os seus Estados-Membros e parceiros, avançou com a ideia de um acordo juridicamente vinculativo sobre pandemias. O novo acordo internacional sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias pode tornar-se um fator de mudança, abordando os ensinamentos retirados da pandemia, olhando para o futuro e reforçando a prevenção para as próximas pandemias.

Reimaginar o seu mundo #HealthierTomorrow

O que pode fazer para proteger o nosso planeta e a nossa saúde? A OMS propõe recomendações para um planeta mais saudável. Faça ouvir a sua voz e exija ações climáticas para proteger a sua saúde.

Junte-se à campanha #BeTheWave

  • Quase 2 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos devido a fatores ambientais como a poluição. 
  • Uma em cada três pessoas vive sem acesso a água potável segura.
  • Nos últimos 20 anos, os resíduos de plástico no mar aumentaram 49 %, tendo matado milhares de animais marinhos todos os anos.

Tanto os seres humanos como os animais sofrem as consequências de um planeta pouco saudável. A Terra está a pedir a nossa ajuda. Em resposta a esse pedido, foi lançada ontem a campanha #BeTheWave para fazer ouvir a nossa voz e sensibilizar para a proteção do planeta, e que culminará no Dia da Terra, em 22 de abril. Para mais informações, consultar earthcalling.eu.