Inscrever-se para votar
Como se inscrever para votar fora da UE
De 6 a 9 de junho deste ano, terão lugar as eleições para o Parlamento Europeu. Trata-se do maior exercício de democracia da Europa, no âmbito do qual pessoas de toda a União Europeia votam para defender os seus valores e os interesses das suas comunidades. Quanto mais pessoas votarem, mais forte é a democracia europeia.
Os cidadãos da União Europeia que vão estar no estrangeiro durante as eleições podem votar à distância. Para mais informações sobre quando se deve inscrever para poder votar nas eleições europeias deste ano, clique na ligação Eleições Europeias de 2024 - Prazos de inscrição para os cidadãos da UE no estrangeiro.
EE24 final reports and infographic
Responding to the call of the European Parliament, the European External Action Service and its 144 EU Delegations mobilised for a worldwide communication campaign related to the European elections 2024. Please find the results of this work in the report which was sent to the European Parliament in September 2024.
- Follow the link to download the Infographic of the EEAS EE24 campaign
- Follow the link to download the official Report to the European Parliament on activities related to EE24
Eleições europeias de 6 a 9 de junho de 2024
A democracia é o que nos faz ser como somos
O ano de 2024 é um ano muito importante do ponto de vista político para a União Europeia. As eleições europeias, que decorrerão de 6 a 9 de junho, são um dos maiores acontecimentos democráticos do planeta e as únicas eleições multinacionais do mundo. Em 2024 a democracia europeia vai estar em primeiro plano. Milhões de europeus participarão na definição do futuro da democracia europeia ao votarem nas eleições europeias. Trata-se de um momento único em que podemos decidir coletivamente o futuro da União Europeia. Porque a Europa somos todos nós, seja onde estivermos.
Votar é sempre importante, seja a nível local, regional, nacional ou europeu. É uma excelente oportunidade para se pronunciar sobre as questões que lhe interessam.
Resumo das regras nacionais
Enquanto cidadão da UE, tem direito a votar e a apresentar-se como candidato às eleições para o Parlamento Europeu. Cada país da UE escolhe a data ou datas dentro de um determinado período em que terão lugar as eleições. Para mais informações, consulte as autoridades nacionais do país em causa.
Consulte Eleições Europeias de 2024: regras nacionais
Como votar se é cidadão da UE e vive no estrangeiro
Se for cidadão da UE e viver no estrangeiro, pode votar no país de residência ou no país de origem se não for possível votar no estrangeiro ou em linha. Se vive num país terceiro fora da UE, informe-se sobre como votar a partir do seu país de origem.
Saiba Como votar se é cidadão da UE e vive no estrangeiro
Lembretes para votar
Inscreva-se para receber lembretes para não se esquecer de votar. Quanto mais pessoas votarem, mais forte é a democracia europeia.
Cidadania da UE - Direitos e oportunidades
A cidadania da UE é um projeto com características únicas. Se tem a nacionalidade de um dos 27 países da UE, é automaticamente cidadão europeu. Isto permite-lhe usufruir de determinados direitos e vantagens, distintos dos que são conferidos pela nacionalidade de um país da UE. Além disso, estes direitos são válidos em qualquer um dos 27 países da UE.
A cidadania da UE abre um mundo de possibilidades. Esta brochura contém tudo o que precisa de saber sobre os seus direitos e explica como os cidadãos da UE podem exercer da melhor forma os direitos que lhes assistem.
EU Elections 2024: Reasons to vote
Fazer face à manipulação da informação e à ingerência por parte de agentes estrangeiros durante os processos eleitorais
As eleições europeias que decorrerão de 6 a 9 de junho de 2024 podem ser alvo de interferências externas. A nossa democracia está em jogo. Em conjunto, a UE e os seus Estados‑Membros combatem a desinformação para garantir a realização de eleições livres e justas para todos os europeus.
Saiba mais sobre como a União Europeia e os seus Estados-Membros protegem as eleições de manipulações.
Vamos proteger a democracia votando nas eleições: porque a Europa é de todos nós, independentemente do sítio onde vivemos.
Nota: O excerto a que conduz a ligação faz parte do Segundo relatório do SEAE sobre a manipulação de informação e ameaças de ingerência por parte de agentes estrangeiros, apresentado pelo AR/VP Josep Borrell em 24 de janeiro de 2024.