Conferência de solidariedade internacional sobre a crise dos refugiados e migrantes na Venezuela
A União Europeia, juntamente com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações, coorganizará a Conferência de solidariedade internacional sobre a crise dos refugiados e migrantes na Venezuela, que decorrerá em Bruxelas em 28 e 29 de outubro.
Estima-se que, até à data, aproximadamente 4,5 milhões de venezuelanos tenham abandonado a Venezuela em resultado da turbulência política, da instabilidade socioeconómica e da crise humanitária no seu país.
A comunidade internacional está ativamente envolvida no apoio aos países de acolhimento que suportam os encargos da crise dos refugiados e migrantes. O acesso à documentação e às medidas de permanência legal está a ser facilitado, estando a ser fornecida ajuda de emergência e bens de primeira necessidade para dar resposta a necessidades urgentes em matéria de abrigo, cuidados de saúde e alimentos. Além disso, estão a ser envidados esforços para garantir o acesso à educação e a outras formas de apoio destinadas a promover a inclusão dos refugiados e dos migrantes nas comunidades que os acolhem.
A Conferência internacional de solidariedade é organizada com o objetivo de mobilizar apoio para dar resposta à crise dos refugiados e migrantes, bem como de manifestar a solidariedade da comunidade internacional para com os países de acolhimento afetados.
Veja também
- Mogherini announces Solidarity Conference on Venezuelan refugee and migrant crisis
- Factsheet: EU works for a political solution to the crisis in Venezuela
- Remarks by the HR/VP Mogherini at the event on Humanitarian Crisis in Venezuela and its impact on the region
- UNHCR page: Venezuela situation
- IOM: Venezuelan refugee and migrant crisis