Mensagem do Embaixador da União Europeia em Moçambique por ocasião da Campanha 16 dias de Activismo
A campanha "16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género ou contra Mulheres e Raparigas" é um evento anual que liga a Violência contra as Mulheres aos Direitos Humanos. Decorre entre 25de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, como forma de salientar que a violência baseada no género é "um fenómeno universal que assume muitas formas através da cultura, raça e classe", e uma violação grave dos direitos humanos.
A Delegação da União Europeia em Moçambique, mais uma vez, juntou-se a esta campanha para, com os parceiros locais, governo, sociedade civil, entre outros, reiterar a mensagem de que "Nunca deve haver espaço para qualquer forma de violência. As mulheres e raparigas não devem ser vítimas, nunca" - mensagem reiterada em vídeo pelo Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore.
A campanha em Moçambique inclui actividades diversas, inseridas inclusivé no contexto da Spotlight Initiative, começando pela tradicional foto de grupo "Pinte o Mundo de Laranja", marchas e corridas inclusivas organizadas por associações de mulheres, exposição de fotografias de mulheres sobrevinentes e resilientes, debates sobre os direitos das mulheres, entre outras acções de sensibilização pelo fim da violência baseada no género.
A campanha deste ano coincide com o segundo aniversário do Plano de Acção de Género III da União Europeia: "Uma agenda ambiciosa para a igualdade de género e o empoderamento das mulheres na acção externa da UE", que foi adoptado a 25 de Novembro de 2020. O plano reafirma a centralidade da igualdade de género e dos direitos das mulheres nas acções externas da União Europeia a todos os níveis e em todos os sectores.
#WithHer #OrangeTheWorld #SayNoStopVAW #EndGBV