This isn't an official website of the European Union

União Europeia e Guiné-Bissau assinam dois Acordos de financiamento no valor de 38 milhões de Euros

 

No passado dia 4 de maio, o Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Vieira Té, e o Embaixador da União Europeia, Artis Bertulis, assinaram dois Acordos de Financiamento entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau. Estes acordos são referentes a duas áreas-chave da intervenção da União Europeia no país, nomeadamente a Educação e Formação Profissional e o Desenvolvimento Urbano Verde e Inclusivo, que contarão com um apoio de 17 milhões de Euros e de 21 milhões de Euros, respetivamente.

  

A primeira Ação, intitulada “União Europeia para a Educação e Emprego Jovem”, visa reforçar a governação e a eficácia do sistema educativo e melhorar o potencial de emprego dos jovens através de um maior acesso ao ensino e à formação técnica e profissional (TVET).

A segunda Ação, “UE para cidades verdes e inclusivas” visa, por sua vez, contribuir para a melhoria das condições de vida urbana, bem como para a qualidade e eficiência dos serviços locais, através do reforço da governação do sector urbano, da redução do volume de resíduos sólidos.

O Embaixador da União Europeia, Artis Bertulis, aproveitou a ocasião para salientar que a ambição da EU é de “apoiar os esforços do Governo no planeamento urbano sustentável, com especial atenção à resistência às alterações climáticas. Este objetivo está em perfeita consonância com a nova estratégia de investimento da União Europeia e dos seus Estados Membros para os países parceiros: o Global Gateway, que se propõe de promover ligações inteligentes e reforçar a conectividade dos países, a nível digital, da energia e dos transportes e reforçar os sistemas de saúde, de educação e de investigação em todo o mundo.”

Estes investimentos integram-se no Programa Indicativo Plurianual da União Europeia com a República da Guiné-Bissau para o período 2021-2027, que tem um valor total de 112 milhões de Euros.