This isn't an official website of the European Union

Global Gateway

O Global Gateway, enquanto estratégia da UE, apoia a Guiné-Bissau na redução dos elevados níveis de pobreza e desigualdade e na resposta aos desafios de governação, em conformidade com o Plano Nacional de Desenvolvimento do país.

No âmbito do Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento e de Cooperação Internacional (NDICI-Global Europe), a UE afectou 112 milhões de EUR de subvenções à parceria com a Guiné-Bissau para o período de 2021-2024. A Guiné-Bissau beneficia igualmente de várias iniciativas da UE apoiadas por vários países e a nível mundial.

Iniciativas emblemáticas nacionais:

Saúde: apoiar os resultados já alcançados no domínio da saúde materna e infantil. O programa de saúde da UE contribuiu para equipar 5 hospitais regionais e 7 centros de saúde com sistemas de abastecimento de água e de eletricidade solar e para fornecer equipamento médico de qualidade e material sanitário para cuidados materno-infantis a 132 centros de saúde. A UE contribuirá para o reforço do sistema nacional de saúde, progredindo no sentido de uma cobertura universal de saúde, em conformidade com o EU-Africa Global Gateway Investment Package no sector da saúde.

Educação: apoiar a melhoria da empregabilidade dos jovens e das mulheres através da educação e da formação técnica e profissional, em especial no sector agrícola. No âmbito do anterior programa TVET, foram formados 780 jovens e 1 020 entraram no mercado de trabalho.

Cidades: apoiar programas nacionais de planeamento urbano que promovam um crescimento inclusivo e ecológico e melhorar os serviços municipais e locais, como o acesso a água potável e a gestão de resíduos.

Agricultura e pescas: reforçar as cadeias de valor do agronegócio e das pescas, combinando o desenvolvimento institucional, o reforço das capacidades e o desenvolvimento do sector privado, promovendo simultaneamente o empreendedorismo.

Transportes: melhorar a segurança e a eficácia das ligações através da reabilitação de 115 km da estrada que liga Bissau à fronteira com o Senegal. Esta medida facilitará o acesso da população às actividades económicas e aos mercados e reforçará o comércio e a integração regional.

  • Guiné-Bissau - Corredor Estratégico de Transportes da África Ocidental: Foram identificados quatro corredores de transporte estratégicos na África Ocidental para uma conetividade UE-África reforçada e mais ecológica. Os corredores de Abidjan-Lagos, Abidjan-Ouagadougou, Praia/Dakar-Abidjan e Cotonou-Niamey facilitarão o comércio e a mobilidade em África, bem como entre África e a Europa.

Boa governação: defender a governação democrática e a estabilidade através da promoção de instituições transparentes e responsáveis, da melhoria do Estado de direito e do reforço do acesso à justiça e da proteção dos direitos humanos. O apoio da UE centra-se no reforço das capacidades e na formação contínua, no intercâmbio de conhecimentos e na assistência técnica às instituições governamentais, aos organismos responsáveis pela aplicação da lei e às organizações da sociedade civil.