DISCURSO DO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS, A.I. DA UNIÃO EUROPEIA, PEDRO SARAIVA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA CENTRAL FOTOVOLTAICA DE BOLAMA
É, para mim uma verdadeira honra estar aqui hoje em Bolama em representação da União Europeia e, mais particularmente de Sua Excelência o Senhor Embaixador da União Europeia, nesta cerimónia de inauguração da Central Solar Fotovoltaica de Bolama, que conta com imensamente honrosa presença de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Senhor General do Exército Umaro Sissoco Embaló.
A União Europeia tem, em todo o mundo feito um esforço para implementar o seu o Programa Global Gateway, a oferta sustentável da União Europeia para os seus parceiros, que visa reduzir o défice de investimento a nível global e impulsionar ligações inteligentes e seguras nos setores das infraestruturas, da energia, do digital e dos transportes, bem como da saúde e da educação. Através deste programa temos incrementado o nosso trabalho destinado à adaptação e atenuação às alterações climáticas, bem como a garantir o aceso a eletricidade e energias renováveis, de forma a promover sociedades mais resilientes e sustentáveis.
O Global Gateway procura ainda fortalecer as parcerias internacionais e investimentos reais e sustentáveis em países parceiros. A central solar que hoje temos a honra de inaugurar é um ótimo exemplo do que é o Global Gateway na prática.
Excelência, Senhor Presidente da República
Em nome da União Europeia, o nosso sentido agradecimento por honrar este evento com a sua participação. A presença do mais Alto Magistrado da Nação sinaliza, a nosso ver, a importância e o sucesso de mais este passo na nossa parceria e assinala-nos que o caminho a seguir é este.
Vossa Excelência assinalou a importância do investimento em infraestruturas com um aspeto estratégico e prioritário na parceria entre a Guiné-Bissau e a União Europeia. Ouvimos com atenção, arregaçámos as mangas e passámos das palavras às ações.
Com mais de mil painéis solares, implantados numa área de mais de 6500 m2, e com uma potência de mais de 600 quilo-watt pico, esta central solar é a maior do país e uma das maiores mini-redes independentes de toda a África Ocidental. Esta central vai permitir criar um serviço de fornecimento de eletricidade limpa, fiável e sustentável 24h/dia, a mais de 700 famílias, serviços e pequena indústria. Desta forma, contribuirá de forma determinante para o desenvolvimento socioeconómico da cidade de Bolama, favorecendo assim um crescimento inclusivo e sustentável e a criação de empregos dignos.
Temos o maior orgulho de ter financiado este investimento de mais de EUR 3 milhões, implementado pela TESE. Mais importante do que o investimento inicial, é a sustentabilidade da central e do serviço de fornecimento de energia, que depende do modelo de gestão. Por isso, estamos ainda mais orgulhosos de ter acompanhado o desenvolvimento de um modelo que permite assegurar uma gestão altamente profissional, transparente e independente, com o Estado Bissau-Guineense no seu papel de regulação e fiscalização.
Estamos certos que este novo modelo será o caso de teste – e de sucesso – que potenciará novos investimentos neste setor, o que depende ainda do reforço do quadro regulatório e institucional, que a União Europeia também está disposta a apoiar.
Excelências, Senhores Ministros,
Ao longo de quase 50 anos de parceria sólida, temos trabalhado com a Guiné-Bissau para promover a resiliência económica, no caminho do desenvolvimento sustentável. Desde 2019, com o programa Ianda Guiné!, levamos a cabo a nossa maior intervenção de desenvolvimento multissetorial no país para aumentar as oportunidades sociais e económicas da população da Guiné-Bissau. Com diferentes parceiros, em diferentes áreas de intervenção como a agropecuária, infraestruturas, saúde, segurança alimentar e os direitos humanos, o Ianda Guiné! está presente em todo o país, estimando-se que já conte com mais de 55.000 beneficiários diretos.
O nosso compromisso na parceria com a Guiné-Bissau permanece inabalável e estamos já a preparar um conjunto de intervenções com foco na economia verde e azul com os programas Cidades Verdes e Inclusivas e Agronegócios e Pesca, bem como projetos nas áreas da formação profissional e saúde. Naturalmente, não deixaremos de fora as infraestruturas e contamos poder avançar muito em breve com a construção da estrada Safim-M’Pack, que marcará o retorno do Banco Europeu de Investimento à Guiné-Bissau e assume uma manifesta lógica de conectividade sub-regional, perfeitamente alinhada com os objetivos do Global Gateway.
Este é o primeiro dia do resto da nossa parceria e de um futuro promissor que construiremos juntos. Continuaremos a trabalhar de mãos dadas com o Governo da Guiné-Bissau e com as comunidades locais, para garantir que estes projetos não só se mantêm sustentáveis, mas também continuam a crescer e beneficiar cada vez mais guineenses.
Excelentíssimo Senhor Governador, caros Filhos de Bolama,
Agradeço muito em nome da União Europeia pela fantástica receção que hoje recebemos e damos os nossos parabéns pela ótima organização a cargo da comunidade.
Bolama é um território no qual a União Europeia aposta especialmente, o que nos fez merecer no ano passado a atribuição do Prémio Ulisses Grant, pela ProBolama, que muito nos honrou.
Esse prémio reconheceu os vários projetos concluídos e em curso que a União Europeia tem na ilha. Os exemplos vão desde a reabilitação do sistema de abastecimento de água e melhoria do aceso a água potável, ao reforço do transporte marítimo e terrestre, com a reabilitação da estrada principal da ilha e o estabelecimento de linhas de transporte regulares. Incluem ainda a construção de um mercado municipal, o apoio ao hospital de Bolama, o suporte à diversificação produtiva e a construção de um centro de transformação agrícola.
Muitas destas ações têm no seu ADN o espírito da Equipa Europa, isto é são uma colaboração entre a União Europeia e os seus Estados-Membros. Há muitos e muito bons exemplos disso implementados aqui em Bolama por organizações Espanholas, Francesas e Portuguesas. Quero, pois, aproveitar para saudar os membros da Equipa Europa aqui presentes, na pessoa do Sr. Embaixador de Portugal, do Sr. Embaixador do Reino de Espanha e do Sr. Encarregado de Negócios de França.
A União Europeia mais não é do que uma personificação institucional do conceito de sinergia, provando que juntos somos, de facto, mais fortes. E é isso que procuramos fazer aqui em Bissau, em prol da Guiné-Bissau e da União Europeia em simultâneo, com comprovado sucesso.
Termino expressando o sentido agradecimento da União Europeia aos parceiros cujo trabalho árduo, dia após dia, no terreno tornou a execução desta obra uma realidade. Destaco, como não podia deixar de ser a equipa da TESE, o nosso parceiro de implementação a quem tanto devemos.
Estendo os agradecimento da União Europeia à comunidade de Bolama aqui presente em massa. Desde o início que esta comunidade se mobilizou para contribuir e garantir o sucesso do projeto. Sem essa apropriação e esse empenho nada disto teria sido possível.
Nha Crioul ka bom ma kusa mas importante ki misti fala bos, comunidade di Bolama, i kuma luz tchiga! E Union Europea continua djuntu ku bôs e ku tudu Guiné-Bissau pabia Djuntus i caminhu di futuro!
Muito obrigado!