This isn't an official website of the European Union

Global Gateway: A Equipa Europa reforça o apoio ao setor digital, às infraestruturas portuárias e às energias renováveis em Cabo Verde

Global Gateway: A Equipa Europa reforça o apoio ao setor digital, às infraestruturas portuárias e às energias renováveis em Cabo Verde

No dia 04 de setembro de 2024, o Governo da República de Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram dois novos financiamentos, num valor total de 300 milhões de euros, para apoiar os setores estratégicos do digital, dos portos e das energias renováveis em Cabo Verde. Esta decisão insere-se na estratégia Global Gateway da União Europeia em Cabo Verde.

Comunicado de Imprensa

 

Praia, 04 de setembro de 2024

 

Global Gateway: A Equipa Europa reforça o apoio ao setor digital, às infraestruturas portuárias e às energias renováveis em Cabo Verde

No dia 04 de setembro de 2024, o Governo da República de Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram dois novos financiamentos, num valor total de 300 milhões de euros, para apoiar os setores estratégicos do digital, dos portos e das energias renováveis em Cabo Verde. Esta decisão insere-se na estratégia Global Gateway da União Europeia em Cabo Verde.

  1. Apoio ao setor energético de Cabo Verde com um financiamento da Equipa Europa de 159 milhões de euros, providenciado pelo Banco Europeu de Investimento, pela União Europeia e pelo Luxemburgo. Este financiamento destina-se à conceção e construção de um conjunto de produção, rede e armazenamento de eletricidade até 2029. O investimento enquadra-se no Plano Diretor Nacional de Eletricidade de Cabo Verde (2018-2040) e visa reduzir a dependência de Cabo Verde de combustíveis fósseis dispendiosos e poluentes até 2040. Além disso, garantirá uma nova capacidade de armazenamento de eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis.

 

  1. Reforço das conexões digitais com um financiamento de 37 milhões de euros para ajudar Cabo Verde a tornar-se um polo digital para a região da África Ocidental.

A União Europeia facilita esta operação através da mobilização de garantias financeiras do Banco Europeu de Investimento. O financiamento destina-se a investir num novo sistema de cabos submarinos de última geração, ligando a Europa à costa ocidental de África. Além disso, permitirá o substituição e modernização do cabo submarino de fibra ótica que interliga as ilhas do país, melhorando a sua funcionalidade e eficiência.

Como resultado, o projeto deverá gerar benefícios socioeconómicos significativos para Cabo Verde e para toda a região da África Ocidental, nomeadamente em termos de disponibilidade e qualidade da conectividade digital para o setor privado local, incluindo pequenas e médias empresas. Esta iniciativa permitirá, assim, estimular a inovação e apoiar a criação de empregos altamente qualificados em Cabo Verde, de modo a posicionar o país como um ponto de convergência digital entre África, Europa e América do Sul.

 

  1. Desenvolvimento das infraestruturas portuárias com um financiamento de 105 milhões de euros para a expansão e modernização dos portos estratégicos de Cabo Verde.

A União Europeia, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento, disponibilizará 105 milhões de euros ao Estado Cabo-Verdiano para a expansão e modernização de vários portos estratégicos em Cabo Verde, nomeadamente o Porto Grande do Mindelo, na ilha de São Vicente, o Porto de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, e o Porto da Palmeira, na ilha do Sal. Para além da extensão dos quebra-mares e dos cais de atracação, também serão instaladas  infraestruturas básicas que permitirão ao setor privado investir em desportos náuticos, como, por exemplo, marinas, para apoiar a crescente indústria da economia náutica no arquipélago de Cabo Verde.

A Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, comentou: “A cooperação entre Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento testemunha o nosso compromisso comum com um futuro sustentável, inclusivo e conectado no âmbito da estratégia Global Gateway. Este investimento permitirá não só modernizar importantes infraestruturas, como também posicionará Cabo Verde como um líder regional em energias renováveis e inovação digital. Juntos, estamos a abrir caminho para um futuro mais sustentável e próspero para os habitantes de Cabo Verde e para toda a região da África Ocidental."

 

Ambroise Fayolle, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, declarou: “É com satisfação que o Banco Europeu de Investimento apoia projetos tão importantes para o desenvolvimento sustentável e a inovação em Cabo Verde. Ao financiar estes projetos, o BEI demonstra a sua capacidade de responder às prioridades do país para desenvolver infraestruturas mais modernas e eficientes, com um impacto real na vida económica e no quotidiano dos habitantes.” E acrescentou: “Como parceiro-chave da iniciativa Global Gateway da União Europeia, a nossa ação em África reflete-se através dos nossos financiamentos e da nossa expertise em setores-chave como a inovação, a economia digital, as energias renováveis, a água, a agricultura e os transportes. Com o BEI Global, o nosso departamento dedicado ao desenvolvimento, estamos a reforçar as nossas parcerias a nível internacional, nacional e local. Atuando desta forma, próximo das necessidades dos territórios e dos seus habitantes, estamos a preparar um futuro mais sustentável para todos."

Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia.

“É com grande entusiasmo que recebemos estes investimentos estratégicos, que representam um marco significativo na nossa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável e à inovação tecnológica. Estes projetos não apenas modernizam a nossa infraestrutura digital e energética, mas também reforçam nosso compromisso com a criação de um futuro próspero para todos os cabo-verdianos.

Estes investimentos são a prova do nosso esforço contínuo para posicionar Cabo Verde como um líder regional em tecnologia e energia renovável. Eles também exemplificam a nossa capacidade de atrair parcerias internacionais de alto nível, refletindo a confiança global em nossa visão e nossas políticas. Agradecemos profundamente à União Europeia e ao Banco Europeu de Investimento pelo apoio e pela confiança em nossa capacidade de transformar esses projetos em realidade. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante e sustentável para Cabo Verde.”

 

Informação Geral

Os apoios da UE e do BEI estão totalmente alinhados com o programa plurianual regional da União Europeia para a África Subsaariana (2021-2027) para promover ligações sustentáveis, nomeadamente energéticas, em todo o mundo.

 

Global Gateway

Lançada em 2021, a estratégia Global Gateway é uma iniciativa da Comissão Europeia para mobilizar novos investimentos com vista a contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países parceiros emergentes nos domínios do digital, da energia e dos transportes, bem como para o reforço dos sistemas de saúde, educação e investigação em todo o mundo.

Com o novo instrumento financeiro de vizinhança, cooperação para o desenvolvimento e cooperação internacional, denominado “Global Europe”, a União Europeia, os seus Estados-Membros - incluindo as suas agências de implementação e os seus bancos públicos de desenvolvimento - bem como o Banco Europeu de Investimento (BEI), reunidos na Equipa Europa, apostam na mobilização do setor privado para promover a criação de valor acrescentado a nível local, o crescimento sustentável e a criação de emprego.

 

Sobre o Banco Europeu de Investimento

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de crédito da União Europeia (UE), detida pelos seus Estados-Membros. Disponibiliza financiamentos a longo prazo para investimentos sólidos, de forma a contribuir para a concretização dos objetivos políticos da UE.

O BEI é um parceiro sólido dos países africanos há mais de 55 anos. Através do EIB Global, o banco reforça a sua presença em África. Ao longo da última década, o BEI disponibilizou mais de 28 mil milhões de euros para investimentos em tecnologias inovadoras, energia verde, água, educação, agricultura, telecomunicações, saúde e empresas em 40 países do continente. Só desde o início da pandemia em 2019-2020, o BEI disponibilizou mais de 8,5 mil milhões de euros para novos investimentos públicos e privados em toda a África. O EIB Global é o departamento especializado do Grupo BEI, dedicada a aumentar o impacto das parcerias internacionais e do financiamento ao desenvolvimento. O EIB Global foi criado para fomentar uma parceria forte e focada dentro da Equipa Europa, ao lado de outras instituições de financiamento ao desenvolvimento e da sociedade civil. O EIB Global aproxima o Grupo das populações, empresas e instituições locais através dos nossos escritórios em todo o mundo.

Site internet www.eib.org

https://twitter.com/EIBGlobal

https://www.linkedin.com/company/eib-global/

 

Contactos para a Imprensa

BEI

Anne-Cécile Auguin, [email protected], Tel. : +352 621 36 19 48

Isabelle Vovor, [email protected], Tel : +225 07 67 47 66 31

Website : www.eib.org/press

 

Delegação da União Europeia em Cabo Verde

João da Veiga, [email protected], Tel. : +238 980 66 70