This isn't an official website of the European Union

A estratégia Global Gateway visa criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta. Permite enfrentar os desafios globais mais prementes, desde a luta contra as alterações climáticas à melhoria dos sistemas de saúde e ao reforço da competitividade e da segurança das cadeias de abastecimento mundiais.

Em consonância com a estratégia Global Gateway, a  União Europeia (UE) é parceira do Brasil para promover a transição para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.  As áreas prioritárias da Agenda de Investimentos da Global Gateway para o Brasil incluem energia, conectividade digital, infraestrutura de logística e transporte e o desenvolvimento da bioeconomia e cadeias de valor sustentáveis. Além disso, os parceiros europeus estão apoiando investimentos sustentáveis em  água e saneamento. O apoio a investimentos sustentáveis  para promover a transição ecológica é uma prioridade abrangente e horizontal da cooperação da UE com o Brasil.

Neste contexto, a UE colabora estreitamente com as embaixadas dos Estados-Membros da UE, as instituições financeiras e o setor privado, dentro de uma abordagem “Equipe Europa”. As principais prioridades das parcerias são a transição energética, a transformação digital, o apoio a cadeias de valor sustentáveis e a conservação das florestas tropicais.

Para promover a transição energética, a ações da Equipe Europa no Brasil se concentram na expansão da geração de energia renovável, infraestrutura de transmissão e desenvolvimento de hidrogênio verde.  Sob o tema das florestas tropicais, a cooperação da UE visa a promoção de uma bioeconomia sustentável, rastreabilidade ao longo das cadeias de valor, recuperação de terras degradadas e a conservação das florestas tropicais.

O trabalho na área de transformação digital abrange a cooperação industrial e empresarial, a regulamentação do mercado, aspectos associados à economia digital, cooperação acadêmica e científica, e em tecnologias e serviços espaciais.

As parcerias Global Gateway baseiam-se em seis princípios: Valores democráticos e padrões elevados; boa governança e transparência; igualdade nas parcerias; infraestruturas verdes e limpas; prioridade à segurança; e catalisação do investimento do setor privado.

Iniciativas emblemáticas Global Gateway no Brasil:

Fontes renováveis de energia: O Brasil possui condições muito favoráveis para a geração de energia solar e eólica. A oferta abundante e competitiva de energia renovável, em combinação com políticas governamentais de apoio, bem como o compromisso do país com a descarbonização do setor de energia resultam em um alto  potencial de retorno sobre o investimento para a produção de hidrogênio verde.

Eficiência energética: know-how e financiamento para economia de energia nos setores público e privado.

Hidrogênio verde: Criação de um ambiente propício para o desenvolvimento do setor  e oferta de financiamento para projetos de energia renovável e eficiência energética e a promoção do hidrogênio verde.

Transição ecológica

Fundo Amazônia: Promoção do crescimento econômico alinhado à proteção ambiental.

Bioeconomia sustentável: Apoio a cadeias de suprimento sustentáveis e rastreáveis.

Recuperação de terras degradadas: tanto para conservação quanto para sistemas agroflorestais sustentáveis, garantindo alternativas econômicas para as comunidades das áreas em recuperação.

Tecnologias verdes para empresas: Energia verde e tecnologias de baixo carbono para empresas.

Conectividade digital: Expansão de redes de telecomunicações na região amazônica e melhor acesso a serviços de telecomunicações, para inclusão econômica e social, educação, segurança e serviços de saúde pública.

Transporte: Construção de infraestrutura portuária e ferroviária para reduzir as lacunas de infraestrutura existentes e conectar o Brasil e a Europa.

Água e saneamento: Financiamento de investimentos em serviços e infraestrutura de abastecimento de água e saneamento.