This isn't an official website of the European Union

Encontro de sensibilização alusivo ao Dia Mundial do Ambiente

No dia 5 de Junho de 2023, realizou-se na Delegação da União Europeia em Angola um encontro de sensibilização alusivo ao Dia Mundial do Ambiente, com Estados Membros, organizações da Sociedade Civil, equipa da Delegação e Media. A iniciativa passou pela instalação de Ecopontos na Delegação e uma Exposição de produtos com materiais reciclados, feitos por associações apoiadas pelos Salesianos de Dom Bosco, pertencentes ao Programa “Ecojovens”, com financiamento da União Europeia.

Esta ação pretendeu gerar uma mudança concreta, com impacto positivo a nível local, e mobilizar os Estados Membros para que também adotem medidas “amigas do ambiente”, nas suas Embaixadas.

De acordo com a Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen: “Este ano, a Delegação da União Europeia em Angola, celebra o Dia Mundial do Ambiente, com foco na questão de um dos poluentes mais visíveis, o lixo, ou, mais elegante, mais correto, os resíduos. Celebramos em modo ‘Walk the Talk’ (falamos verde, fazemos verde), promovendo as boas práticas de “Gestão de Resíduos”, com a implementação de Ecopontos nas nossas instalações. Teremos igualmente a apresentação, em exposição, de alguns produtos feitos com resíduos, ou, melhor dito, materiais reciclados, feitos por associações da sociedade civil, apoiadas pelos Salesianos de Dom Bosco, com financiamento da União Europeia.”

Acrescentou ainda que: “Como líder global, a União Europeia continua a encabeçar os esforços internacionais no âmbito da Agenda 2030 e outros, em prol do meio ambiente e, em conjunto com os nossos parceiros, aqui presentes e outros, abordamos os desafios e promovemos a implementação de políticas ambiciosas em matéria de clima, ambiente e energia em todo o mundo. O Pacto Verde, adotado em 2019, é um exemplo disso, uma vez que constituiu um passo histórico ao tornar as políticas da União Europeia em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade aptas a reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.”

Já Ricardo Celso Seabra, Representante dos Salesianos de Dom Bosco Angola referiu que:

“A União Europeia, através da sua Delegação em Angola, apoia, entre outras iniciativas, o projecto ECOJOVENS - Juventude Angolana protagonista do desenvolvimento sustentável, acção climática e protecção ambiental, implementado pelos Salesianos de Dom Bosco em Angola e seus parceiros. O projecto tem como objectivo contribuir para a valorização do capital humano da juventude Angolana, em especial das mulheres e raparigas, promovendo o seu envolvimento activo no incremento de políticas públicas e empregabilidade através do fomento do desenvolvimento sustentável focado na acção climática e protecção ambiental”.