This isn't an official website of the European Union

A disponibilização de recursos financeiros para a cooperação é realizada principalmente por meio de subvenções a projetos e programas no âmbito do novo Instrumento de Cooperação Internacional e para o Desenvolvimento (the Neighbourhood, Development and International Cooperation Instrument - NDICI).

Cooperação Internacional

Com base nos laços históricos, culturais, políticos e econômicos de longa data entre o Brasil e a União Europeia, a parceria estratégica estabelecida em 2007 forneceu a base para um maior fortalecimento e expansão da cooperação bilateral e multilateral entre os dois parceiros numa ampla gama de áreas de interesses compartilhados. A cooperação internacional abrange agora o desenvolvimento econômico, a tecnologia e a inovação, o ambiente e a ação climática, bem como os direitos humanos e a segurança. Em tudo isto, a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico e de infra-estruturas são prioridades fundamentais.

A UE colabora com o Brasil na promoção da transição para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, em consonância com a Estratégia Global Gateway (GG). As áreas prioritárias da Agenda Global Gateway de Investimentos para o Brasil incluem transição energética, conectividade digital, transporte e mobilidade multimodal, cadeias de valor sustentáveis ​​e florestas tropicais. Neste contexto, a UE colabora estreitamente com as embaixadas dos Estados-Membros da UE, instituições financeiras associadas e empresas do setor privado.

Para promover a transição energética, a Agenda Global Gateway de Investimentos no Brasil se concentra na expansão da geração e da distribuição de energia renovável e na produção de hidrogênio verde.

No âmbito do tema florestas tropicais e cadeias de valor sustentáveis, os parceiros da UE têm como foco a promoção e alavancagem de investimentos na bioeconomia, em cadeias de abastecimento sustentáveis ​​e rastreáveis ​​e na recuperação de terras degradadas.

Os trabalhos sobre a transformação digital abrangem a cooperação industrial e empresarial, a cooperação em aspectos de regulação de mercado associados à economia digital e aos contratos públicos, a cooperação acadêmica e científica e a cooperação em tecnologias e serviços espaciais. O envolvimento adicional neste tema inclui a expansão das redes de telecomunicações para acesso e inclusão digital na região amazônica e em áreas rurais para melhorar a educação, a saúde e os serviços sociais.

Fornecer financiamento sustentável para promover a transformação ecológica é uma prioridade horizontal e abrangente da cooperação da UE com o Brasil. Ademais, a ação de cooperação UE-Brasil abrange o desenvolvimento social, a proteção e a inclusão, os direitos humanos e a democracia, a segurança pública e a justiça.

Além da cooperação bilateral, o Brasil é um parceiro importante no marco da cooperação regional, com participação ativa em programas regionais como o EUROsociAL+ para a coesão social; EUROCLIMA+ para a cooperação climática; AL-INVEST Verde, para a transição ecológica para uma economia de baixo carbono; AMAZON+, para contribuir a prevenção do desmatamento; COPOLAD, para o diálogo sobre políticas de drogas; EL PAcCTO sobre segurança cidadã; EUROFRONT sobre gestão de fronteiras, e claro o Erasmus+ para a cooperação entre instituições de educação superior e de formação profissional e a mobilidade de docentes e estudantes.

A União Europeia também apoia projetos para o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e de Direitos Humanos e Democracia. E a UE-ECHO tem sido um ator relevante na ajuda humanitária em emergências, e também apoia ações de prevenção e preparação para desastres naturais.