This isn't an official website of the European Union

A Embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, é a principal representante diplomática da União Europeia em Angola. Ela chegou a Angola em setembro de 2023.

A Embaixadora da União Europeia está regularmente em contacto com representantes do Governo, parceiros do desenvolvimento, sociedade civil, empresas, e representantes da comunidade diplomática e meios de comunicação social para explicar as políticas, programas e valores da União Europeia.

  • Image
    Rosário

    Embaixadora da UE em Angola

    Rosário Bento Pais

    Copyright: EUDEL Angola

Mensagem da Embaixadora

Caros amigos e amigas, 

Desejo-vos as boas-vindas à página na internet da Delegação da UE em Angola.

Agradeço o interesse pelos assuntos da União Europeia e pela nossa relação com a República de Angola.

A Delegação da UE na República de Angola depende do Serviço Europeu de Acção Externa. Somos uma das mais de 140 Representações Diplomáticas da União Europeia espalhadas pelo mundo. 

Esta página pretende informar os visitantes sobre o papel da União Europeia em Angola, os nossos valores comuns, o nosso trabalho e prioridades no país, bem como sobre a nossa colaboração com os Estados Membros da UE acreditados e com os parceiros locais nos vários setores.

A minha principal missão é reforçar ainda mais as relações da UE com Angola, um país importante com muito potencial e oportunidades de interações mutuamente benéficas, nomeadamente em termos de segurança regional, economia, comércio, energia, ambiente e alterações climáticas.

A UE tem sido um parceiro de longa data de Angola. Desde 2012, o nosso Caminho Conjunto dá-nos a oportunidade de estabelecer um diálogo mais aprofundado com vista a uma parceria mais ampla e mais forte, para além da cooperação para o desenvolvimento tradicional. A recente assinatura do Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável e do Memorando de Entendimento para apoiar o desenvolvimento do Corredor do Lobito demonstra um renovado impulso político, abrindo caminho a uma parceria reforçada.

O aumento muito substancial da dotação financeira do Programa Indicativo Plurianual (275 milhões de euros para o período 2021-2024) para Angola reflete o forte empenho da UE em apoiar a agenda de reformas do Governo orientada para promover a boa governação, diversificar a economia de forma sustentável e fomentar o desenvolvimento humano sustentável.

A UE continua a ser o maior doador e está totalmente empenhada em apoiar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar do povo angolano. Neste contexto, a Delegação da UE está determinada em prestar todo o apoio necessário a Angola para que alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

As relações da UE com Angola são ricas em diversidade. Já alcançamos muito, mas ainda há um potencial por explorar para fomentar ainda mais as nossas relações. Estou plenamente convencida de que existe vontade de ambas as partes para elevar a relação a um nível superior através do diálogo, respeito mútuo e compreensão entre parceiros iguais, fazendo com que a relação entre Angola e a UE seja um exemplo de uma verdadeira parceria entre um importante país africano e a UE.

Rosário Bento Pais, Embaixadora e Chefe da Delegação da UE em Angola.